segunda-feira, 2 de setembro de 2013

UM DISCURSO, PODE SER A DIFERENÇA.... PARABENS, PROFESSOR FABIO FERREIRA


UM NOME ENTRA NA HISTORIA DA CIDADE POIS SEU DISCURSO, ENGRANDECE A TODOS NOS!!!


 =


No dia 23 de agosto pp, ITAMAR lançou na Câmara |Municipal, Salão Afonso, O PROCESSO, seu livro onde o martírio de 12 servidor, ganhou vida, se perpetuou como fato histórico da Cubatão que conhecemos. Naquela oportunidade um professor, escolhido foi para fazer a saudação inicial aos presente, e para dar para a cidade o aleta do porque do livro, e seu significado. O mestre Fábio Gonçalves Ferreira fez isso e muito mais... Nos passou uma verdadeira radiografia de nossos momentos políticos atuais, e deixou, nos anais de nossa historia, um depoimento marcante e surpreendente, que merece a leitura, o estudo, a guarda para o sempre, pois é por si, este seu falar de 23 de agosto, um documento. Um documento contra a tirania de um poder municipal, um documento em defesa da honra, da dignidade e do direito de opinião. Um documento, para o futuro desta cidade. Um alerta, para os senhores governantes de amanha... Um alerta, para o povo humilde e sacrificado de nossa terra.... Um alerta, aos homens públicos... Um registo único, de uma verdade que se tornou absoluta: A CIDADE PERDEU 5 ANOS DE VIDA. Em seu discurso, Mestre Fabio fala de um período em que se perdeu a democracia. Democracia, que esta perdida ainda, nesta Cubatão, que sempre a teve perto, protegida, consciente e atuante, mas que agora a perdeu. Sabemos que a iremos recuperar, mas nos sentimos órfãos da democracia no agora. Fabio nos prova isso, em cada uma de suas palavras, e esta ele corretíssimo. Por certo ITAMAR entrou para a historia da cidade.... Por certo, o seu PROCESSO, livro que escreveu com o coração e a alma, também entra para a historia cubatense.... Mas Mestre Fabio, com este discurso, da o documento de identidade para o ingresso, dele mesmo, para os anais da Historia do Município de Cubatão, pois sua fala em 23 de agosto, não foi um discursar politico, não foi o falar de um professor... Foi o berrar, e alto e bom tom, de uma sociedade, que clama por liberdade, clama por justiça, clama por dias melhores, clama pelo reconquistar da dignidade. Mestre Fábio Gonçalves Ferreira escreve também seu nome, na Historia Cubatense, não como autor de um livro, mas como a voz firme, consciente e democrática, que em uma noite histórica, sobre dizer em palavras, o que o Cubatense, pede com o coração. OBRIGAGO PROFESSOR... OBRIGADO POR RESGATAR, NO PEITO DE TODOS NOS, A CERTEZA DE QUEM A DEMOCARCIA PODE E SERÁ RECOLOCADA NESTA CIDADE!!!!


Carlos Albeto Lopes


-


Itamar Esperanto comenta:


Segue o discurso histórico e emocionante do mestre Fábio Gonçalves Ferreira no dia do lançamento do livro "O Processo 14652 - Crônica de uma perseguição Política a 12 servidores públicos em Cubatão - Volume I", dia 23/08/2013 no Salão Afonso Schmidt - Câmara Municipal de Cubatão - SP.

Estamos a caminho de nossa segunda emancipação!

Nunca vi, nestes quase 38 anos de existência, uma discurso dotado de uma enciclopédia de emoções tão intensas.

Não poderia privar o cidadão cubatense e brasileiro de um discurso tão verossímil e histórico!

Lindas emoções com a leitura :


O DISCURSO

“QUERO SAUDAR OS VEREADORES IVAN, DODA E ADEMÁRIO QUE PRESTIGIARAM SEUS MANDATOS ESTANDO PRESENTE. AO DEPUTADO CARLOS GIANNAZZI AMIGO DE TODOS ESSES MOMENTOS QUE PASSAMOS”

RECEBI DO AUTOR O DESAFIO DE FALAR PELOS DOZE O QUE FOI E O QUE TEM SIDO ESSE PROCESSO EM NOSSAS VIDAS. E CURIOSAMENTE, DOS DOZE, SOU O ÚNICO QUE CARREGO A OPORTUNIDADE DE TER TRABALHADO COM TODOS.

E É UM DESAFIO TENTAR SER A VOZ DE UM GRUPO TÃO HETEROGÊNEO, MAS QUE FOI UNIDO PELA DOR. E POR TENTAR DAR UMA MOSTRA DO QUE CADA UM DE NÓS VIVE COM ESSE PROCESSO, TAREFA DIFÍCIL PORQUE FALAR DAS MÁGOAS PESSOAIS É INVADIR E EXPOR AS FERIDAS DE CADA UM.

SAIBAM OS PRESENTES QUE NÃO FOI FÁCIL. NÃO É FÁCIL. NÃO FOI RASO. E NÃO ACABOU.

A VIOLÊNCIA COM QUE ESSES EVENTOS SE DERAM NÃO FOI UM JOGO DIVERTIDO PARA O QUAL NOS CONVIDARAM. NÃO FOI UMA PROPORCIONAL BATALHA, PREVISTA EM UM SUPOSTO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. AS REGRAS NÃO ERAM LIMPAS E O ADVERSÁRIO NÃO AGIA COM HONESTIDADE.

DESDE QUE TOMAMOS CONHECIMENTO DO PROCESSO, EM DEZEMBRO AINDA, SEM SABER DIREITO QUEM OU O QUE ELE ABARCAVA, A VIDA DE TODO NÓS COMEÇOU A PASSAR POR UM TURBILHÃO DE DECEPÇÕES, MÁGOAS E DESESPERANÇAS QUE NEM TODA PALAVRA PODERIA CONTER.

VIVEMOS DIAS TERRÍVEIS E NOITES QUE PARECIAM NÃO TER FIM. PERDEMOS CRENÇAS, VONTADES E REFERÊNCIAS.

E O PIOR! CARREGAMOS JUNTO PARA ESSA DOR NOSSOS AMIGOS E FAMILIARES, POIS O IMPACTO DA CRUELDADE QUE SOFREMOS AGIU, COMO ONDA, NA VIDA DE NOSSOS PAIS, DE NOSSOS FILHOS, DE NOSSOS IRMÃOS DE NOSSOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS.

NÃO ERA SOMENTE UM EMPREGO QUE FOI AMEAÇADO. O QUE NOS FOI ATINGIDO É A HUMANA CAPACIDADE DE TER OPINIÃO. DE PENSAR. DE AGIR POR NOSSAS CONSCIÊNCIAS. O QUE SE TENTOU ROUBAR DE CADA UM DE NÓS FOI A NOSSA HISTÓRIA E NOSSO DESTINO.

AO TIRANO É LÍCITO O DESEJO DE DESTRUIR. É DA NATUREZA DA TIRANIA, SEGUNDO MAQUIAVEL, A MANUTENÇÃO DO PODER A TODO E QUALQUER CUSTO. ESSA É SUA META: SUFOCAR DEFINITIVAMENTE QUALQUER VOZ QUE CONTRADIGA SEUS ATOS. É ESPERADO DA TIRANIA A MÃO PESADA E INCONSEQUENTE DA DITADURA.

DECEPCIONANTE É O COMPORTAMENTO DO TIRANETE. DO PARVO BAJULADOR QUE POSSUI A MESMA ORIGEM QUE VOCÊ, MAS QUE, NA ÂNSIA DE AGRADAR AO MESTRE, PASSA POR CIMA DE SUA PRÓPRIA TRAJETÓRIA, DE SEUS FRÁGEIS VALORES MORAIS, DE SUA NOÇÃO DE AMIZADE, DE ÉTICA E, SOB A HIPÓCRITA NOÇÃO DE ESTAR “CUMPRIDO ORDENS” EXECUTA, COM PRAZER SÁDICO, O TRABALHO SUJO.

OS VOLUMES DESSE PROCESSO ESTÃO REPLETOS DE TIRANETES. SÃO CITADOS E SUAS AÇÕES SÃO DESCRITAS COM DETALHES. SUA COVARDIA É EXPOSTA AO MUNDO. SUA ÂNSIA POR UM ELOGIO EM PRONTUÁRIO DEMONSTRA O QUE DE PIOR EXISTE EM UM HOMEM. SEU SILÊNCIO INJUSTO NOS SUFOCA A ESPERANÇA.

ALÉM DESSES, HÁ AINDA OUTROS TANTOS: MÉDICOS, PROFESSORES, ADVOGADOS, ASSESSORES E ALGUNS QUE NEM IDENTIDADE PROFISSIONAL POSSUEM MAS QUE A CEGUEIRA DO FANATISMO POLÍTICO OS ARMOU ATÉ OS DENTES E SAÍRAM ATIRANDO SEM SEQUER SABER QUEM ATINGIAM. POIS NÃO SABEM DA DEDICAÇÃO, DA SERIEDADE E DO COMPROMISSO DE DOZE SERVIDORES, E ACIMA DE TUDO PESSOAS, QUE SEMPRE SE ATIRARAM, SEM MEDO OU PREGUIÇA, EM LUTAS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.

FOMOS PUBLICAMENTE CHAMADOS DE VAGABUNDOS. DE ESPERTINHOS. DE FALSÁRIOS. DE OPOSICIONISTAS DE MERDA POR PESSOAS QUE NUNCA CONHECEMOS E QUE NEM IMAGINAM A COLABORAÇÃO HISTÓRICA QUE CADA UM DE NÓS DEU À EDUCAÇÃO E À HISTÓRIA DESTA CIDADE.

NÃO BASTASSE O SOFRIMENTO CAUSADO AOS DOZE, A TIRANIA AINDA CONSEGUIU SUPERAR A SI MESMO E RESOLVEU ATINGIR UMA COMUNIDADE ESCOLAR INTEIRA.

DESNECESSARIAMENTE, SEM QUALQUER JUSTIFICATIVA OFICIAL, MERAMENTE POR SADISMO, A MÃO DE FERRO, ALIMENTADA EM SEU EGO PELA INVEJA E MALEDICÊNCIA DE UMA TIRANETE INFELIZ COM SUA PRÓPRIA VIDA E COM SUA INCAPACIDADE PROFISSIONAL, MOTIVADA POR SUA PRÓPRIA E NATURAL VAIDADE INCONSEQUENTE E SEQUER CONTESTADA POR AQUELES QUE DEVERIAM ZELAR PELA EDUCAÇÃO DA CIDADE DESTRUIU O SONHO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE QUANDO, ASSIM COMO QUEM BATE E NÃO EXPLICA, ENCERROU AS ATIVIDADES DO PROJETO TRANSFORMAR DA UME MÁRIO DE OLIVEIRA.

O QUE SE VIU ALI FOI O GENOCÍDIO DE PROFESSORES E ALUNOS. FOI O ASSASSINATO DE SONHOS. FOI A DECAPITAÇÃO DE IDEAIS. TUDO ISSO DIANTE DO COVARDE SILENCIO DOS QUE SE SENTEM BONS, ÉTICOS E JUSTOS E QUE, ABSORTOS EM SUA ALIENADA ALUCINAÇÃO SE CALAM ENQUANTO COSTURAM CORAÇÕES SOLIDÁRIOS.

E AINDA ASSIM, IMPEDIDOS DE SONHAR E DE TRABALHAR A TIRANIA NOS ACUSOU DE SERMOS PROFESSORES MIMADOS E NOVAMENTE, DEU OUVIDOS APENAS AOS LATIDOS DOS TIRANETES QUE FICARAM EXTASIADOS COM O FRENÉTICO BANQUETE ONDE NOSSAS ALMAS FORAM SERVIDAS COMO PRATO PRINCIPAL.

RECENTEMENTE, DURANTE OS PROTESTOS QUE INUNDARAM O PAÍS, OUVI UM COMENTÁRIO CURIOSO DE QUE DIANTE DAS MANIFESTAÇÕES PODERIA O EXÉRCITO REPETIR A HISTÓRIA DA DITADURA E POR FIM À TÃO RECENTE DEMOCRACIA BRASILEIRA.

AFINAL, QUAL DEMOCRACIA TEMOS MEDO DE PERDER?

QUE DEMOCRACIA EXISTE EM UM PAÍS E EM UMA CIDADE ONDE OS DIVERGENTES SÃO PERSEGUIDOS, ONDE O PARLAMENTO SE CALA E ONDE O JUDICIÁRIO PROTELA.

DE QUE NATUREZA DEMOCRÁTICA SE FALA? PODEMOS CONTESTAR O GOVERNO? PODEMOS TER OPINIÃO? PODEMOS COBRAR EFICIÊNCIA?

AQUI, EM CUBATÃO, NÃO PODEMOS. NO MÍNIMO SEREMOS NOVAMENTE ACUSADOS PELOS TIRANETES DE OPOSICIONISTAS, TURMA DO NÃO, OU QUALQUER OUTRO TIPO DE LATIDO QUALQUER, BASEADA NA SUPERFICIAL E IMATURA LÓGICA DO “OU ESTÁ COMIGO OU ESTÁ CONTRA MIM”.

QUAL DEMOCRACIA SE SUSTENTA COM O PARLAMENTO DOMINADO E COMPROMETIDO COM SEUS CARGOS E FAVORES (MUITO MAIS ONEROSOS QUE QUALQUER MENSALÃO) E QUE SE CALA, SE HUMILHA E SE PERDE DIANTE DA CRUELDADE TIRÂNICA DA QUAL SE ALIMENTA EM UM CICLO AUTO-SUSTENTÁVEL.

ONDE SOBREVIVE A DEMOCRACIA EM UM SISTEMA TÃO INTRINCADAMENTE REPLETO DE RECURSOS JUDICIAIS QUE PERMITE A MANUTENÇÃO DE MANDATO CASSADO?

AFINAL, QUAL DEMOCRACIA PERDERÍAMOS E QUAL DEMOCRACIA CONQUISTAMOS? A DO DIA DO VOTO? APENAS NESSE DIA TEMOS O DIREITO DEMOCRÁTICO GARANTIDO?

EM UMA CIDADE QUE NUNCA RESPIROU TANTO ÓDIO E QUE SEGUE À RISCA O ROTEIRO PROFETIZADO POR GEORGE ORWELL EM “A REVOLUÇÃO DOS BICHOS” NÃO SEI DE QUE DEMOCRACIA ESTAMOS FALANDO. ATÉ PORQUE, TENHO CERTEZA, O ATO DESTA NOITE NÃO SEGUIRÁ IMPUNE E OUTRAS MUSAS CANTARÃO AO AUTOR OS VERSOS DO VOLUME SEGUNDO DO LIVRO QUE HOJE SE LANÇA. (A PROPÓSITO, JÁ SE RECUPEROU O INSTINTO DE PERSEGUIÇÃO QUANDO SE TRANSFERIU O ITAMAR DA ESCOLA ONDE ELE ATUA. APROVEITO A OPORTUNIDADE E A PRESENÇA DOS VEREADORES PARA INFORMÁ-LOS QUE, MUITO PROVAVELMENTE, OS PROFESSORES QUE AQUI ESTÃO E QUE PEDIRÃO ABONO DE FALTA, PROVAVELMENTE TERÃO SEUS PEDIDOS NEGADOS. ALIÁS, NESTA CIDADE SÓ FALTA MATAR! E, LAMENTAVELMENTE, PENSO QUE NÃO DEMORA).

MAS AQUI ESTAMOS. DE PÉ. MAIS MADUROS, UM POUCO MAIS DESCRENTES DE ALGUMAS COISAS, MAS CONSCIENTES DA EXISTÊNCIA DE SOLIDARIEDADE, DA BONDADE DE ALGUNS. DA CORAGEM DE OUTROS. DO APOIO INCONDICIONAL DE PARENTES E DE AMIGOS VERDADEIROS. DESCOBRIMOS A FORÇA DE DOZE, QUINZE, VINTE, TREZENTOS, SEISCENTOS, OITOCENTOS E CINQUENTA.

NÃO SOMOS MÁRTIRES PORQUE NOSSA TRAJETÓRIA NÃO SE ENCERROU, APESAR DE TANTAS TENTATIVAS. E O FUTURO QUE JULGUE A CADA PERSONAGEM DESSA HISTÓRIA COM BASE NOS REGISTROS QUE SOBREVIVEREM.

COMO EM CUBATÃO AINDA NÃO SE QUEIMAM LIVROS, TORNA-SE HOJE MEMÓRIA O QUE AQUI ESTÁ ESCRITO E O PAPEL DE CADA UM FICARÁ DEFINITIVAMENTE REGISTRADO NO LIVRO E NAS PESSOAS.

ESSA HISTÓRIA NÃO SERÁ ESQUECIDA JAMAIS. ENQUANTO VIVERMOS SEREMOS LEMBRANÇA DOLORIDA NA CONSCIÊNCIA QUE RESTA AOS TIRANETES, QUE EM BREVE, RETORNARÃO AO NOSSO CONVÍVIO ORDINÁRIO.

DEPOIS AINDA DE NOSSO TEMPO, ESTARÁ ESSA HISTÓRIA PERPETUADA NA MEMÓRIA EXPOSTA PELO AUTOR E CONSTRUÍDA PELA PALAVRA, PATRIMÔNIO IMORTAL DA HUMANIDADE.

TUA MÁSCARA CAIU DEFINITIVAMENTE E PARA SEMPRE. ÉS A TIRANIA PORQUE ESCOLHESTES ESSE PAPEL. E DELE COLHA AS CONSEQUÊNCIAS. E SE LÁ ATRÁS, NO COMEÇO DE TUDO, OUVIA-SE O PEDIDO DE RENÚNCIA EM RESPEITO AO TEU PASSADO, REPETE-SE O MESMO GRITO, AGORA, EM PRESERVAÇÃO DE NOSSO FUTURO.

POR VEZES, A HISTÓRIA RESERVA À TIRANIA O EXÍLIO.

NÃO PODEMOS EXILÁ-LA DA CIDADE, DO ESTADO OU DO PAÍS. MAS TENHO O DIREITO DE EXILAR DE MINHA VIDA E DE MEU CONVÍVIO OS QUE TANTO MAL CAUSARAM E OS QUE DEMONSTRARAM DE QUE MATÉRIA DESPREZÍVEL É FEITO O TIRANETE.

POR MAIS DESEJO QUE SE TENHA, NÃO SE PODE MANDAR NA CONSCIÊNCIA ALHEIA. NÃO SE PODE INTERFERIR NO ÍNTIMO DE CADA UM. NÃO SE IMPEDE A ÁGUA COM REPRESAS. E ISSO APRENDEMOS, CADA UM DOS DOZE.

AINDA HÁ FERIDAS A CICATRIZAR. AINDA HÁ MÁGOAS A SEREM DISSOLVIDAS. AINDA HÁ REFERÊNCIAS A SEREM RECUPERADAS.

MAS MAIS SÁBIO É O TEMPO, QUE TRANSFORMA FERIDAS EM APRENDIZADO, MÁGOAS EM MATURIDADE E REFERÊNCIAS EM HISTÓRIAS.

OBRIGADO ITAMAR, POR TER DADO OUVIDO AO TEMPO E TER NOS TRANSFORMADO PARA SEMPRE, A CADA UM DE NÓS: TIRANO, PERSEGUIDOS, TIRANETES, AMIGOS E COVARDES MUDOS EM PALAVRA ETERNA.

UM ESPERANTO NÃO PRECISA MAIS VOLTAR PORQUE ELE NUNCA SE FOI.

SALÃO AFONSO SCHMIDT
CUBATÃO, 23 DE AGOSTO DE 2013