quarta-feira, 4 de julho de 2012

LEIS ASSIM, SÃO PIADAS, EM CUBATÃO


Lei de Acesso à Informação em Cubatão não está funcionando

No mesmo dia que entrou em vigência a Lei de Acesso à Informação, 17 de maio de 2012, eu enviei uma mensagem para o e-mail da Ouvidoria da Prefeitura de Cubatão para testar se a Lei vale mesmo ou só é mais um disfarce oficial.

Como cidadão e curioso para conhecer detalhes de alguns gastos públicos e contratos firmados pela Administração Municipal com determinadas empreiteiras, ONGs (Organizações Não Governamentais), Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e co-patrocinadores encaminhei sete questionamentos para a Ouvidoria Municipal. Mas até agora ninguém se manifestou. Silêncio total.

Pedi cópias de todos os contratos e aditamentos firmados entre a Prefeitura de Cubatão e a Tumi Construções e Empreendimentos Ltda., no período de 01/01/2009 até 01/05/2012.

Também solicitei cópias de todos os contratos e aditamentos firmados entre a Prefeitura de Cubatão e a Cursan (Companhia Cubatense de Urbanização e Saneamento), no período de 01/01/2009 até 01/05/2012.

Perguntei mais...

Solicitei uma lista com nomes e todos os contratos e aditamentos assinados de parcerias entre a Prefeitura de Cubatão e Ongs e Oscips, no período de 01/01/2009 até 01/05/2012.

Da mesma forma requeri cópias do contrato original no valor de R$ 20.814.113,10 e do contrato de aditamento (acréscimo) de R$ 4.670.620,08 para a Logic Engenharia e Construção Ltda., que está fazendo a reforma do “Novo Parque Anilinas”.

Instei também cópias dos contratos da Prefeitura de Cubatão com os patrocinadores do Festival Danado de Bom 2011 e do Baile Oficial da Solidariedade 2011. Assim como cópia do balanço financeiro do Festival Danado de Bom 2011.

E demandei informações detalhadas de como e onde a Secretaria Municipal de Meio Ambiente gasta anualmente quase 3 milhões com "controle ambiental".

E para finalizar, solicitei cópias de todos os contratos e aditamentos assinados entre a Prefeitura de Cubatão e a Termaq - Terraplenagem, Construção Civil e Escavações Ltda., no período de 01/01/2009 até 01/05/2012.

Como funciona a Lei, teoricamente...

A Lei de Acesso à Informação, nº 12.527/2011, garante a qualquer cidadão acesso a dados oficiais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi criada para ajudar na transparência, no acompanhamento dos gastos públicos em todas as suas esferas e identificação de falcatruas oficiais. Pela norma, informações disponíveis devem ser dadas imediatamente. Caso dependam de pesquisa, o prazo é de 20 dias, prorrogáveis por mais dez. Mas na Prefeitura de Cubatão a coisa tá enrolada...

Moésio Rebouças

NOTA  DO EDITOR

Nada, nesta  prefeitura, esta funcionando como manda os parâmetros. Só funciona, a lei do pior melhor, que movimenta a má gestão.

A ouvidoria, é uma piada de mau gosto, que tem o Armandinho como titular com  boa vontade ate, mas que não funciona  com os moldes de uma verdadeira ouvidoria. Ouvidoria Publica, não necessita de aval de prefeito, para agir, mas em Cubatão,  tudo necessita de |Marcia Rosa, portanto,  transformada foi a ouvidoria, em piada, e de mau gosto, por sinal.

Em Cubatão,  leis deste tipo, são feitas para  não serem cumpridas, e estamos cansados de saber disto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário